NOSSO GURU

Nascido na Índia, no dia 05 de Janeiro de 1893, Paramahansa Yogananda dedicou sua vida a ajudar pessoas de todas as raças e credos a perceberem e expressarem plenamente em suas vidas a beleza, a nobreza e a verdadeira divindade do espírito humano.

Após sua formatura na Universidade de Calcutá em 1915, Sri Yogananda fez os votos formais como monge da venerável Ordem Monástica dos Swamis da Índia. Dois anos mais tarde, ele deu início ao trabalho de sua vida com a fundação da escola “como-viver” , onde eram oferecidos assuntos acadêmicos tradicionais juntamente com treinamento em Yoga e instruções espirituais; desde então, já existem vinte e uma instituições educacionais por toda a Índia. Em 1920, ele foi convidado a servir como representante da Índia em um Congresso Internacional de Religiões Liberais em Boston, Estados Unidos.

Seu discurso no Congresso e suas palestras subsequentes na Costa Leste americana foram recebidos com entusiasmo e, em 1924, ele embarcou numa missão de palestras transcontinentais.

Ao longo das próximas três décadas, o grande Guru contribuiu profundamente para o despertar e reconhecimento no ocidente da sabedoria espiritual do Oriente. Em 1920 criou a Sede Central da Self-Realization Fellowship – sociedade religiosa não sectária - em Los Angeles/CA. Através de seus trabalhos escritos, de longas viagens em palestras e da criação de numerosos Templos e Centros de Meditação da SRF, ele iniciou milhares de buscadores da verdade na antiga ciência e filosofia da Yoga e em seus métodos universais de meditação.

Hoje, o trabalho espiritual e humanitário iniciado por Paramahansa Yogananda continua sob a direção de Sri Mrinalini Mata, uma de suas mais próximas discípulas e atual presidente da Self-Realization Fellowship / Yogoda Satsanga Society of India.

A vida e os ensinamentos de Paramahansa Yogananda estão descritos em seu livro "Autobiografia de um Iogue".

Conheça mais sobre o Mestre visitando o site da Self-Realization Fellowship.

 

"Paramahansa Yogananda trouxe para o Ocidente não apenas a promessa permanente da realização de Deus da Índia, mas também um método prático através do qual os aspirantes espirituais de todos os caminhos poderão progredir rapidamente em direção a este ob-jetivo. Originalmente compreendido no Ocidente apenas nos níveis mais elevados e difíceis, o legado espiritual da Índia atualmente é acessível como prática e experiência para todos aqueles que buscam conhecer a Deus, não após a morte, mas aqui e agora... Yoganan-da colocou ao alcance de todos os métodos mais elevados de contemplação."

Dr. Quincy Howe Jr., professor de Linguagens Antigas no Scripps College.

 

"O ideal de amor a Deus e serviço à humanidade encontraram seu completo sentido na vida de Paramahansa Yogananda... Mesmo tendo passado a maior parte de sua vida fora da Índia, ele ainda tem seu lugar garantido entre nossos grandes santos. Seu trabalho continua a crescer e a brilhar, atraindo pessoas de todos os lugares no caminho da peregrinação ao Espírito."

Extraído de um tributo feito pelo Governador da Índia quando da publicação do selo comemorativo em homenagem a Paramahansa Yogananda pelo vigésimo quinto aniversário de seu Mahasamadhi.