RETIROS ESPIRITUAIS

O Nosso Centro programa alguns retiros espirituais durante o ano e quase sempre em feriados. O retiro propicia, nas palavras do nosso Mestre Paramahansa Yogananda, "um dínamo de silêncio onde possamos ir com o único propósito de recarregar-nos com o Infinito". Participar das meditações em grupo e dos serviços devocionais lhe permitirá estar na presença de outras almas que também procuram Deus. A sua associação espiritual com eles intensificará os seus esforços e suas altas aspirações. A prática em grupo das técnicas de meditação da SRF o encorajará a seguir correta e fielmente estas técnicas de realização divina.

Recomenda-se silêncio durante toda a duração do retiro. O valor do silêncio só pode ser compreendido pela experiência. Paramahansa Yogananda disse: "Pratique a arte do silêncio... quanto mais silencioso estiver, maior será a sua alegria."

Como a meditação é a pedra fundamental do nosso caminho espiritual, bem como a de um retiro espiritual, é recomendado que todos os participantes estejam familiarizados com os ensinamentos de Paramahansa Yogananda e recebendo as Lições da SRF.

A maioria dos retiros espirituais dura de 6 a 8 horas. Há um intervalo após as primeiras quatro horas, durante o qual quem deseja sair pode fazê-lo. Não obstante, como regra geral, ninguém deve participar da segunda metade se não participou da primeira parte da meditação, a fim de não perturbar a paz daqueles que já passaram várias horas meditando profundamente. Aqueles que não podem permanecer o dia inteiro, devem planejar assistir somente ao primeiro período da meditação. Os devotos que só disponham de tempo para meditar durante a segunda parte do dia devem procurar meditar em casa e sintonizar-se mentalmente com o grupo. Os seus sinceros esforços não deixarão de atrair as bênçãos e a ajuda divina de Deus, Cristo e os Gurus.

As seguintes informações serão de utilidade para aqueles que planejam participar dos retiros:

Condições:

Convém assegurar-se de chegar a tempo e estar preparado para permanecer pelo menos até o intervalo. Não será permitido a ninguém entrar na capela uma vez que a meditação tenha começado.

Preparação:

- Convém ingerir somente algo muito leve (ou abster-se de comer, se preferir), antes de vir à meditação. Cada um deve trazer o seu próprio lanche para ser degustado no intervalo.

- Guarde silêncio antes da meditação.

- Pratique, antes da meditação, os Exercícios de Energização.

- É bom chegar com um pouco de antecedência, a fim de dispor de tempo necessário para assumir uma posição confortável e estar calmo quando a meditação começar.

- Participe com espírito devocional. Esforce-se por afastar durante esse dia todos os pensamentos relacionados com o mundo externo, ocupando o coração e a mente só com Deus.

- Se estiver com tosse ou resfriado, não convém participar do ofício, devendo assim procurar meditar em casa, para não incomodar os outros com tosses, espirros, etc, e evitar contaminação.

Objetos a Trazer:

- Traga o próprio almoço (um lanche leve, vegetariano) e bebida natural, não alcoólica.

- Para evitar indisposição, não se deve fazer jejum, a menos que esteja acostumado a fazê-lo.

- Para os períodos de estudo individual, trazer uma ou algumas Lições da SRF, livros e publicações da Self-Realization Fellowship. Excetuando-se a Bíblia, recomenda-se não trazer livros de outras correntes filosóficas ou religiosas. Deve-se aproveitar o retiro para aumentar a sua sintonia com o Guru, estudando profundamente seus ensinamentos.

- Vista-se confortavelmente, de acordo com o clima, de modo a desligar-se totalmente do corpo físico. Pode trazer um xale ou uma pequena almofada para sentar-se.

-Se quiser praticar a "Técnica de Meditação de Om", pode trazer o apoio para cotovelos.

Que esta experiência seja muito especial para você, trazendo-lhe uma nova consciência da presença de Deus, Cristo e dos Gurus.

PRANAMS!